Com o tempo, o catarinense foi apurando seu interesse culinário e descobrindo maravilhas das terras amazonenses, entre ensinamentos e ingredientes regionais.
Hoje, anos depois de começar como auxiliar nas tarefas diárias da pizzaria da família, ele está à frente de três restaurantes em Manaus - o Banzeiro, o Moquém do Banzeiro e o Restaurante Caboquinho - além da unidade da filial do Banzeiro em São Paulo.
Aberto em 2019, o restaurante na capital paulista logo recebeu o reconhecimento do Guia Michelin 2020 na categoria Bib Gourmand. Com uma cozinha autoral, Felipe coloca ingredientes típicos do Norte no centro das criações, exaltando seus sabores e propriedades.
Ele também atua junto de pequenos produtores com pesquisa de ingredientes, como os cogumelos cultivados por tribos Yanomami e formigas saúvas - que fazem parte de certos pratos locais.
Longe de seus negócios, o chef descobre outros sabores e compartilha seus endereços prediletos para comer bem em São Paulo:
O Nelita é novo na cidade, mas nos apresenta uma gastronomia italiana saborosa e sofisticada. Com cozinha apurada, os pratos principais apresentam pastas, vegetais, peixes, risotos e carnes. Entre as receitas que já provei, destaco o papardelle com polvo e espinafre. Além de tudo, o carisma da Tássia Magalhães, que comanda a casa, deixa tudo mais especial.
Rua Ferreira de Araújo, 330, Pinheiros, São Paulo - SP. Reservas pelo site.
O Kazuo, restaurante de alma japonesa que tem poucos meses de vida na capital paulista, já é um dos meus preferidos. O chef Kazuo Harada, que comandou o Mee, no Copacabana Palace, no Rio, é muito talentoso. O restaurante é próximo da minha casa e o destaque vai para os peixes frescos, com delicados sushis e sashimis, mas também vale descobrir outros sabores asiáticos pelo extenso cardápio.
Av. Brigadeiro Faria Lima, 2277, Jardim Paulista, São Paulo – SP. Telefone: (11) 97620-8488. Reservas via site e WhatsApp.
O bolovo do Guarita é sensacional! E o cocktail com o mesmo nome da casa, que é levemente salgado e leva água de pepino, é um dos meus drinks preferidos da vida. Sob os cuidados do sócio e bartender Jean Ponce, o local é bom para ir num fim de tarde de domingo - no meu caso, depois de um dia cansativo na cozinha.
Rua Simão Álvares, 952, Pinheiros, São Paulo - SP. Telefone: (11) 3360-3651.
O Nit apresenta uma excelente comida e ótimos drinks, com opções voltadas à cozinha da Catalunha, região natal do chef Oscar Bosch. O cardápio tem bons itens para compartilhar, a exemplo das croquetas cremosas. É ideal para ar uma tarde inteira comendo as melhores tapas de São Paulo. Sempre lotado, chegue cedo para garantir um lugar.
Rua Oscar Freire, 153, Jardim Paulista, São Paulo - SP / Não fazem reserva.
Na minha opinião, o NB Steak reinventou a forma de fazer rodízio de churrasco. Nesse formato, a marca acabou trazendo à mesa carnes saborosas e muito bem assadas, como costela gaúcha, porchetta, picanha, brisket assado, entre outros. Há unidades da marca espalhadas por Porto Alegre e no interior de São Paulo, mas, na capital, costumo frequentar a da Juscelino Kubitschek, no Itaim.
Avenida Juscelino Kubitschek, 816, Itaim Bibi, São Paulo - SP. Delivery via WhatsApp: (11) 97658-1679.