Já se perguntou onde os chefs dos restaurantes mais badalados do mundo comem quando não estão atrás das as? Na nossa coluna “Onde os chefs comem” eles abrem o jogo e contam quais seus restaurantes prediletos
CNN Viagem & Gastronomia, do Viagem & Gastronomia, São Paulo
A chef Helena Mil-Homens, que hoje está à frente das fornadas das duas unidades da Padaria St. Chico, ambas em Pinheiros  • Wellington Nemeth
Compartilhar matéria

Cozinheira, padeira e lutadora de jiu-jitsu. Esses são apenas alguns dos atributos de Helena Mil-Homens, profissional formada em gastronomia pelo Senac Águas de São Pedro e que começou a carreira no Txai Resort, em Itacaré - por lá, além de pilotar os fogões, também surfava na paradisíaca praia baiana.

A pequena cidade no sul do estado ainda foi o local onde ela tocou o restaurante Casa Sapucaia. Na sequência, já fora do Brasil mas ainda próxima ao mar, tornou-se trainee de um resort de luxo em Outer Banks, na Carolina do Norte, nos Estados Unidos.

Leia mais

De volta à terra natal, fixou residência em São Paulo e ou pelas cozinhas do Lola Bistrot, L’Atelier do Brasil a Gosto e do Dalva e Dito. Atualmente, Helena é baker chef da St. Chico, padaria fundada em 2017 com duas unidades, ambas em Pinheiros.

É pelo bairro, inclusive, que a profissional mora e aprecia as mais variadas cozinhas. A seguir, ela compartilha seus endereços prediletos e recomenda os melhores pratos - desde tacos, comida de boteco e boas carnes:

LosDos Taqueria

Tacos da LosDos podem ser saboreados na calçada ou levados em pratinhos descartáveis para comer em pé, costume no México/ Marcela Oliveira/Divulgação
Tacos da LosDos podem ser saboreados na calçada ou levados em pratinhos descartáveis para comer em pé, costume no México/ Marcela Oliveira/Divulgação

A LosDos Taqueria é dedicada aos tacos e serve as deliciosas iguarias mexicanas a qualquer hora do dia. Tanto o cardápio quanto o espaço na rua Guaicuí são enxutos - há cerca de 10 opções de tacos, entre eles os de carne, porco, couve-flor e abóbora-cabotiá.

As tortillas dos tacos são feitas apenas de milho e a equipe até vende a massa avulsa para levarmos para casa. A LosDos fica do lado da St. Chico e sempre que posso fujo para fazer uma boquinha.

Rua Guaicuí, 26 - Pinheiros, São Paulo - SP. Telefone: (11) 3539-4539. Delivery via iFood.

Restaurante Yashiro

É um restaurante japonês supertradicional e fica perto da St. Chico, em Pinheiros. Foi inaugurado em 1976 e serve pratos típicos pelo sistema de bufê no almoço e à la carte no jantar. Seu fundador, Daisuke Okada, veio ao Brasil em 1959 pelo programa de imigração japonesa para trabalhar em Mogi das Cruzes.

Do cardápio do Yashiro recomendo o sukiyaki e o yakisoba, que são incríveis para dias mais frios. Para dias mais quentes, minha sugestão vai para o combinado e o bentô.

Rua Fernão Dias, 525 - Pinheiros, São Paulo - SP. Telefone: (11) 3812-3203. WhatsApp: (11) 95482-4641. Delivery via telefone.

Bar do Mário

O Bar do Mário é um botequinho de esquina na rua Artur de Azevedo. É bem simples e, como um bom boteco, dispõe de mesas na calçada.

O Bem Casado (prato com arroz, feijão, bife e batata frita) e o peixe frito têm meu coração. Além destas delícias de boteco, o bolinho de bacalhau é muito elogiado. E a cerveja gelada completa o combo.

Rua Artur de Azevedo, 1162 - Pinheiros, São Paulo - SP.

Boca de Ouro

Macunaíma, cocktail à base de cachaça, fernet branca e limão tahiti/ Pablo Lobo/Divulgação
Macunaíma, cocktail à base de cachaça, fernet branca e limão tahiti/ Pablo Lobo/Divulgação

É o meu xodó. O bar já é lendário em São Paulo e trabalha com uma caprichada coqueteleira clássica. Os drinques do Arnaldo Hirai me ganham - os clássicos Tom Collins e Negroni são meus favoritos.

O Macunaíma também é um dos drinques especiais da casa: cocktail à base de cachaça, fernet branca e limão tahiti. Além dos coquetéis, a comida é sempre boa! Gosto de pedir o bolovo, valadão (sanduíche de copa de lombo), moela, acelga, entre outros.

Rua Cônego Eugênio Leite, 1121, Pinheiros, São Paulo – SP. Delivery via iFood e WhatsApp: (11) 4371-3933.

Le Jazz

Steak Tartare com fritas e salada verde do Le Jazz, que pode ser escolhido em dois tamanhos: pequeno ou grande/ Romulo Fialdini/Divulgação
Steak Tartare com fritas e salada verde do Le Jazz, que pode ser escolhido em dois tamanhos: pequeno ou grande/ Romulo Fialdini/Divulgação

O Le Jazz incorporou a essência das brasseries sas e faz um ótimo trabalho na rua dos Pinheiros, onde é sinônimo de sucesso e filas de espera. O cardápio de cozinha sa traz desde omeletes e quiches até clássicos como o Boeuf Bourguignon e o L’Entrecôte.

Engraçado é que toda vez que vou ao restaurante penso em pedir algo diferente, mas sempre acabo no Steak Tartare com salada verde e fritas. Não tem erro!

Rua dos Pinheiros, 254 - Pinheiros, São Paulo - SP. Telefone: (11) 2359-8141. WhatsApp: (11) 94216-9564. Delivery via iFood. Consulte o site para outras unidades.

El Pampero

É uma casa de carnes do bairro. O lugar é pequeno e serve carnes como bife de ancho e costela. As refeições também são servidas na calçada, onde a combinação com a parrilla é deliciosa.

De terça a quinta-feira, o El Pampero serve um PF que adoro. A carne é muito boa.

Rua Tucambira, 90 - Pinheiros, São Paulo - SP. Telefone: (11) 3819-0208 ou (11) 94148-8019.


Tópicos

Onde os chefs comemPinheirosRestaurantesSão Paulo