Andar pelos bairros de Vitória, Ribeira e Miragaia é entrar em um túnel do tempo. Torna-se obrigatório conhecer o Palácio da Bolsa do século XIX; a Igreja de São Francisco, erguida entre 1383 e 1410; a Praça da Ribeira de onde partem escadarias e becos que levam até a Casa do Infante, um prédio do século XIV com um pequeno museu. Assim como, visitar a Catedral da Sé, na parte alta da cidade, com um lindo mirante; a Igreja de Santa Clara, cujo interior é revestido em ouro; a estação São Bento, com seus painéis em azulejos que contam a história do país; a Rua das Flores, com suas construções centenárias, lojas e restaurantes; o Majestic Café e a Torre dos Clérigos, uma obra barroca do século XVIII com 75 metros de altura.
“Criação portuguesa que os ingleses descobriram e fizeram o mundo todo conhecer”, como explica a Larousse do Vinho. Vinho fortificado, de corpo estruturado foi o primeiro a ser engarrafado no mundo em 1708. Ele também ajudou a difundir o conceito de D.O.C. (Denominação de Origem Controlada), que depois se espalharia pela Europa. Ainda se tornou o ouro líquido português, sendo indispensável para a economia do país no decorrer dos últimos séculos – tanto que a bebida ganhou até um museu para contar sua história. Atualmente, ganhou nova roupagem com as versões branca e rosé, e até um drinque Porto tonic (a versão lusa do gim-tônica) que conquistou as cartas dos bares mais descolados da região.
Uma cidade rica em criatividade e lotada de endereços com produtos made in Porto que valem ser explorados. Na A Vida Portuguesa se encante com as caixas de sardinha Tricana, colônia do Porto e cestas de vime artesanais sendo um endereço precioso para encontrar produtos locais no bairro histórico de Vitória. O Lobo Taste, no Palácio das Arts, traz achados, a maioria em edições limitadas, do design contemporâneo português e os apaixonados por produtos de beleza precisam conhecer a centenária Claus Porto, marca conhecida por suas fragrâncias em sabonetes, cremes e velas, e a Castelbel.
Dentro de um prédio com mais de 100 anos, localizado na Baixa, o The Royal Cocktail Club tem no piso inferior um speakeasy, com entrada apenas por reservas. Os clientes são convidados a lançar os dados num jogo de tabuleiro e seu pedido vem de acordo com a sorte – podem ser bebidas autorais ou clássicas. Jogue sem medo! No rooftop Terrace Lounge 360 º, além de uma vista privilegiada para a cidade, os coquetéis surpreendem e são ótimas pedidas para brindar o pôr do sol. A cerca de 20 minutos da Foz do Porto encontra-se o restaurante Praia da Luz, com uma linda varanda sobre a areia da praia. Sua carta de drinques é aclamada por todos na cidade.
A Rua Miguel Bombarda é o epicentro artístico do Porto com inúmeras galerias de arte, livrarias e restaurantes. Não deixe de conhecer a Ó! Galeria que tem lançado excelentes jovens artistas locais e internacionais. A Casa da Música oferece um respiro moderno na cidade e vale a visita por sua arquitetura. Esse local foi idealizado para ser a casa de todos os estilos de música, do fado à eletrônica, com uma agitada agenda de eventos. Já os amantes de Harry Potter precisam conhecer a Livraria Lello, com seu lindo vitral no teto, lustres, colunas e a famosa escada, local que inspirou J. K. Rowling a criar detalhes da saga.