Em meio a essa caótica temporada de viagens, a agência de avaliação de produtos e segurança da aviação com sede na Austrália, AirlineRatings.com, lançou seu resumo anual das melhores companhias aéreas do mundo.

No primeiro lugar pelo segundo ano consecutivo é a Qatar Airways e o compromisso da companhia em voar nos últimos dois anos foi o fator decisivo. A Qatar também ganhou o prêmio Excelência em Longa Distância - Oriente Médio/África.

“A decisão da Qatar Airways de continuar operando durante a pandemia significou que ela se tornou a maior companhia aérea internacional do mundo e registrou um lucro enorme – a única grande companhia aérea a fazê-lo”, disse Geoffrey Thomas, editor-chefe da AirlineRatings.com à CNN.

Leia Mais:

Opções de classificação do viajante

Além da lucratividade, a AirlineRatings.com diz que sua equipe de editores também avaliou a idade da frota de cada companhia aérea, credenciais ambientais e de segurança, avaliações de ageiros e ofertas de produtos.

Logo atrás da Qatar Airways está a Air New Zealand, uma companhia aérea que liderou a lista seis vezes nos últimos anos, e no ano ado também ficou em segundo lugar.

Para 2022, a Air New Zealand também foi reconhecida como a companhia aérea com as melhores opções econômicas e econômicas e a melhor opção para viagens de longa distância na região do Pacífico.

O número três na lista da AirlineRatings.com é a Etihad Airways. A companhia aérea com sede nos Emirados Árabes Unidos também recebeu o prêmio de Companhia Aérea Ambiental do Ano, devido ao que Thomas disse ser um compromisso de "referência" para reduzir as emissões.

A companhia aérea número quatro é a Korean Air, que também ganhou os prêmios Cargo Airline of the Year e Excellence in Long Haul - Asia, enquanto a Singapore Airlines, vencedora de Best First Class e Best Lounges, completa as cinco primeiras.

Ver essa foto no Instagram

Uma publicação compartilhada por Qatar Airways (@qatarairways)

A AirlineRatings.com também destaca as principais companhias aéreas de baixo custo para 2022, embora essas companhias de baixo custo não estejam classificadas. Em vez disso, eles estão listados em ordem alfabética: Allegiant Air, AirAsia, easyjet, Jetstar, Flair, Fly Dubai, Ryanair, Scoot, Southwest e VietJet Air.

Thomas disse à CNN que os resultados refletem o impacto contínuo da Covid-19 na aviação, mas o recente aumento nos atrasos e cancelamentos não afetou os rankings.

“A atual crise nas viagens não desempenhou um papel, pois é um evento único”, disse Thomas, que sugeriu que os eventos atuais também “em grande parte não são da responsabilidade das companhias aéreas”.

Especialistas sugeriram que os problemas atuais estão relacionados à falta de pessoal, questões aeroportuárias, relações trabalhistas e clima.

No geral, Thomas vê os rankings como uma visão positiva da indústria de viagens hoje. "Os resultados destacam o alto padrão de oferta para os viajantes", disse ele.

As 20 principais companhias aéreas da AirlineRatings.com para 2022

Esse conteúdo foi publicado originalmente em
inglêsVer original 

Tópicos

AviõesCompanhia aéreasQatar Airways