Entre eles, 17 receberam medalha de ouro, 23 de prata e 44 de bronze. No total, mais de 900 medalhas foram entregues a produtos do mundo inteiro.

O número de medalhas conquistadas pelo Brasil representa um salto em comparação à última edição: em 2021 foram 57 medalhas ao todo, com cinco na categoria super ouro e 11 de ouro.

Leia mais

A edição de 2023 foi realizada entre os dias 10 e 12 de setembro na cidade de Tours, no Vale do Loire.

Cerca de 250 jurados analisaram 1.640 queijos de diferentes produtores ao redor do mundo. O concurso avalia os queijos nos quesitos aparência, aromas, sabores, textura e equilíbrio.

Segundo o site oficial, o evento é uma oportunidade para promover produtos, respeitar as tradições, almejar a excelência e demonstrar criatividade e inovação.

Confira a seguir os queijos e laticínios brasileiros premiados com medalha de Ouro no Mondial du Fromage 2023 e seus respectivos produtores:

Para relação completa dos ganhadores, e a lista oficial do concurso.

Melhor queijo

Dentre os medalhistas do concurso internacional de produtos, 12 queijos foram selecionados para serem julgados novamente.

Entre eles, um saiu como o melhor queijo da competição: o Époisses Berthaut Perrière, da Fromagerie Berthaut, da vila sa de Époisses, que recebeu 119 pontos.

Um dos finalistas foi o brasileiro Caprinus do Lago, da Capril do Lago, queijaria em Valença (RJ). O queijo ficou em 8º lugar com 107 pontos e foi condecorado com medalha de ouro na competição geral.


Tópicos

competição de queijoFrançalaticíniosMondial du FromageMondial du Fromage et des Produits Laitiersprêmioqueijosqueijos do Brasil