Da lista divulgada, os cariocas Lasai e Oteque figuram nas posições 58 e 76 respectivamente.
Também detentor de uma estrela Michelin, o Lasai, que opera em uma pequena casa no Largo dos Leões, em Humaitá, é capitaneado pelo chef Rafael Costa e Silva.
No começo do ano ado, a casa ou a operar sob uma nova versão, em que serve apenas 10 comensais por noite e prioriza vegetais cultivados em fazendas nas imediações da Cidade Maravilhosa.
Assim, o Lasai avançou 20 posições em relação ao mesmo ranking de 2022, em que aparecia no 78º lugar. Vale destacar que o Lasai também foi eleito recentemente como um dos melhores novos restaurantes do mundo segundo a conceituada revista Condé Nast Traveler.
Em seguida, o outro restaurante brasileiro que consta no ranking atual divulgado pelo The World’s 50 Best Restaurants é o Oteque, na Rua Conde de Irajá, em Botafogo. O negócio do chef Alberto Landgraf carrega duas estrelas Michelin e tem cozinha de base naturalista, com foco em vegetais, frutos do mar e peixes.
Os ingredientes podem mudar diariamente e um aquário de ostras e conchas ficam à vista dos comensais; já a carta de vinhos tem tendência biodinâmica. Em 2022, o Oteque conseguiu se firmar entre os 50 melhores do mundo, em que figurava na 47ª posição do ranking.
A lista estendida tem representantes de 22 territórios de cinco continentes. Ao todo, 21 entradas são da Europa, 15 da Ásia, seis da América do Norte, cinco da América do Sul e três do Oriente Médio e África.
Além das casas brasileiras, os representantes da América do Sul são: Mérito (nº 59), de Lima, no Peru; Nuema (79), em Quito, no Equador; e Maito (100), na Cidade do Panamá, no Panamá.
A lista completa dos 50 melhores restaurantes do mundo de 2023, que abrange a primeira até a quinquagésima posição, será revelada no próximo dia 20 de junho em cerimônia presencial em Valência, na costa da Espanha.