Aqui no Brasil, essa influência cresce a cada ano, mas a conexão com a Coreia do Sul não é recente. Desde 1963, quando os primeiros imigrantes chegaram ao país, a cultura e os sabores coreanos começaram a se misturar ao cenário paulistano. Hoje, estima-se que cerca de 50 mil sul-coreanos e descendentes vivam no Brasil, com 90% concentrados em São Paulo, especialmente no bairro do Bom Retiro.
Com o ar dos anos, a presença da comunidade não apenas cresceu em números, mas também deixou marcas profundas na cultura local. Entre as diversas formas de influência, a culinária se destacou como um elo forte entre gerações e culturas.
Mais do que um polo têxtil e residencial, o Bom Retiro se tornou um verdadeiro paraíso para quem quer explorar a autêntica culinária coreana. São mais de 70 restaurantes, cafés e mercearias que oferecem desde pratos tradicionais do dia a dia até receitas que encantam fãs da cultura pop.
"A comida tem um papel fundamental na cultura coreana, a ponto de os mais velhos não cumprimentarem os mais novos com um 'oi' ou um 'bom dia', mas com um 'já comeu'? Então quando falamos de aspectos da culinária tradicional coreana, existe tanto a questão social, onde o espírito coletivo da sociedade coreana também aparece aqui, como comer em família, obedecer a hierarquia social (ninguém levanta a colher antes do mais velho etc)", ressalta Bruno Kim, que chegou ao Brasil aos sete anos de idade e hoje é presidente da Associação Brasileira dos Coreanos
Além do famoso churrasco coreano e o frango frito, a culinária coreana é bastante diversificada e tem para todos os gostos: para quem gosta de carnes, frutos do mar, massas, sopas ou vegetais, com ou sem pimenta.
Perguntamos a coreanos do bairro as suas preferências de pratos e chegamos a uma lista bastante representativa que foge do lugar comum, além, de é claro, pratos mais populares e seus famosos acompanhamentos, que são constantemente encontrados nos k-dramas e que costumam dar água na boca de quem assiste!
Vamos começar a nossa lista com dois pratos populares que não podem faltar nos principais restaurantes coreanos: o Bulbogui e o Bibimbap. O primeiro é o churrasco coreano feito de carne marinada grelhada em molho de soja, alho picado e semente de gergelim, geralmente feito numa chapa na própria mesa e servido com diferentes acompanhamentos - que são bem tradicionais nesta culinária. Já o segundo significa literalmente "arroz mesclado" e consiste basicamente em arroz branco, vegetais e carne misturados e preparados em uma tigela.
Se você é fã de K-dramas certamente já ouviu falar do Kimbab (carne e vegetais enrolados em alga marinha) e Tokbokki (massa de arroz em molho picante). A maioria das séries traz eles como protagonistas às mesas, e não é por menos. Quer se sentir na Coreia? Prove o combo!
É uma variação do cachorro-quente americano que leva salsicha e queijo no palito, envolvidos por uma massa de pão e empanados em farinha, o que o deixa bem crocante.
O peixe é um dos ingredientes mais consumidos na Coreia, e esta é uma pescada frita num molho picante, que funciona como prato principal junto com o arroz e os acompanhamentos tradicionais.
Nemmion é um prato coreano de macarrão de sarraceno frio em um caldo tipicamente feito com carne bovina e que tem origens na região Norte da Coreia. O nome se traduz como "sopa fria de macarrão".
Soojebi é uma massa de batata modelada à mão, adicionado a uma a borbulhante de caldo saboroso. O prato é simples – apenas farinha, água, sal e óleo – mas é fino, macio e comida de conforto.
Gamjatang é uma sopa coreana feita com ossos de porco, batata, nirá, cebolinha e folha de gergelim. É um prato popular e reconfortante, especialmente no inverno.
Samgyupsal é um prato coreano de barriga de porco grelhada em uma chapa na mesa. É um prato popular, especialmente entre os jovens, e muito consumida em companhia de uma garrafa de soju.
O prato é feito com tofu extra macio recém-coalhado que não foi coado e prensado, vegetais, às vezes cogumelos, cebola numa sopa apimentada com frutos do mar ou carne.
É uma sopa de costela com carne cozida, rabanete, cebola e outros ingredientes. O nome coreano significa literalmente "sopa de costela curta" e é consumido com diversas variedades de kimchi.
O Sundeguk é uma sopa com sabor marcante feita com um tipo uma morcilha coreana, feita com miúdos de boi, sangue, temperos e arroz, bastante temperada. Os ingredientes podem variar de acordo com o lugar.
Bossam é uma carne de porco cozida tradicionalmente servida com folhas de repolho cozida. A carne ferve em uma salmoura saborosa até ficar macia e servida em fatias finas com molho picante à parte.