Ao todo, a seleção atual do Guia Michelin Argentina reúne 80 estabelecimentos, entre restaurantes estrelados, restaurantes com estrela verde, restaurantes na lista Bib Gourmand e casas recomendadas. Deste total, 56 ficam em Buenos Aires e outros 24 em Mendoza, a capital do vinho argentino.
Da lista, um total de 10 restaurantes possuem estrelas. O Aramburu, restaurante portenho do chef Gonzalo Aramburu, é o único da seleção com duas estrelas Michelin, distinção dada em 2023 na primeira edição do Guia, e que foi mantida.
Ver essa foto no Instagram
Três novos restaurantes da Argentina foram condecorados com uma estrela Michelin. Um fica em Buenos Aires e os outros dois ficam em Mendoza.
Na capital, entrou para a lista o Crizia, na região de Palermo. A casa é descrita pelo guia como sofisticada e intimista. Por trás da cozinha está o chef e proprietário Gabriel Oggero, que cultiva uma relação com pequenos produtores e pescadores. O cardápio mistura terra e mar com matérias-primas que am pelo fogo, resultando em diferentes menus degustação.
Já em Mendoza, o Angélica Cocina Maestra, dentro da premiada vinícola Catena Zapata, é outra novidade com a primeira estrela. O restaurante coloca o vinho como peça central - não apenas como um complemento à comida. Para tanto, os rótulos são harmonizados com menus degustação que podem potencializar e equilbrar o que é servido. Os pratos levam produtos e ingredientes locais e saem das mãos dos chefs Josefina Diana e Juan Manuel Feijoo.
Por fim, outro endereço de Mendoza entrou para o guia com uma estrela. Trata-se do Riccitelli Bistró, que já detinha uma estrela verde. Fica dentro da vinícola Riccitelli Wines, encabeçada pelo enólogo Matias Riccitelli, que se estabeleceu em Luján de Cuyo após experiências com vinhos de altitude em Salta. No bistrô, o chef Juan Ventureyra elabora menus de diferentes os com foco em proteínas e em ingredientes da horta orgânica da propriedade.
Estrelas verdes, que indicam comprometimento com práticas sustentáveis, desde a ambientação da casa até a composição do menu, foram distribuídas para três novos restaurantes. Com as adições, o número de restaurantes argentinos com estrelas verdes subiu para 10.
As novas casas com estrelas verdes são:
Além das estrelas, a lista Bib Gourmand, que celebra restaurantes com bom custo-benefício e boa cozinha, também aumentou. Três restaurantes de Buenos Aires entraram para a seleção, expandindo a lista final para 10 casas.
Os três novos restaurantes Bib Gourmand são: Ácido; Ajo Negro – Mar de Tapas; e o MN Santa Inés.
Dois prêmios especiais foram distribuídos durante a cerimônia. O prêmio de Jovem Chef foi para Nicolás Tykocki, do Ácido, em Buenos Aires, que acabou de entrar para a lista Bib Gourmand. O profissional tem apenas 27 anos e bebe de influências criativas vindas de outros locais, como das cozinhas coreana, chinesa, libanesa, turca, espanhola e americana.
Já o prêmio de Sommelier do ano foi para a dupla Elena Fernanda Cabrera e Leonel Ismael Castro Ortiz, do Trescha, também em Buenos Aires - o restaurante já possui uma estrela Michelin. Os rótulos propostos vão dos champanhes aos vinhos argentinos, que harmonizam com a cozinha inventiva do chef Tomás Treschanski.
Confira a lista completa com os restaurantes do Guia Michelin Argentina neste link.