Ao lado do companheiro Eduardo Ortiz, ele natural de Oaxaca, no México, a chef está por trás das receitas requintadas e cuidadosas da casa paulistana, aberta em 2020 e que já figura entre os 50 melhores restaurantes da América Latina no ranking do 50 Best.
Com agens no Arturito, Tuju e Peti, ela conheceu Eduardo em 2017 quando os dois trabalhavam no Cosme, em Nova York, que tem uma cozinha contemporânea inspirada nos sabores mexicanos.
A chef Luana Sabino, "parte brasileira" do mexicano Metzi, em SP / Divulgação
Mesmo brasileira, já deu para perceber que a chef possui um pezinho no país latino-americano, não é?
A seguir, Luana Sabino ensina três receitas típicas que não podem faltar em uma noite mexicana: guacamole, quesadilla e carnitas. Não tenha medo dos condimentos, use o limão a bel-prazer e bom apetite!
Guacamole que se preze é feito com avocado, e não com abacate / Pixabay
Um bom guacamole não precisa de muitos ingredientes, mas necessita produtos de qualidade e um bom avocado. Um guacamole de respeito não leva abacate: usamos o fruto para outras coisas, mas não para a iguaria mexicana.
Ingredientes:
2 avocados
1/4 de cebola em corte brunoise (pequenos cubinhos)
40 ml de suco de limão
1 jalapeño cortado em rodela
Modo de preparo:
Misture todos os ingredientes e amasse com ajuda de garfo ou com as mãos. A ideia é deixar o avocado não tão líquido e sim mais robusto;
Dica: Se não sentir a acidez na parte do maxilar, não vai sentir no coração! Se for o caso, adicione mais limão;
Adicione pitadas de coentro para finalizar.
Quesadilla
Quesadilla é típico prato mexicano / Pixabay
É um clássico simples e pronto rapidamente. Com as tortillas já em mãos, de preferência feitas a partir de milho crioulo, é só ter à disposição um queijo de sua preferência e ainda usar erva mastruz, também conhecida como erva-de-santa-maria.
Ingredientes:
tortilla de milho que pode ser comprada pronta (preferencialmente de milho crioulo);
um queijo à sua escolha que derreta bem e que não seja muito gorduroso para não soltar muito óleo;
Erva mastruz (no Brasil também é chamada de epazote. É uma erva com sabor supermexicano. Em receitas mexicanas, a dica é usar mas não abusar da erva, já que ela rouba o sabor).
Modo de preparo:
recheie a tortilla com o queijo e a erva;
coloque em uma frigideira e, quando derretido o queijo, feche a tortilla.
Carnitas
Depois de prontas, carnitas podem ser acomodadas em tacos / Wikimedia Commons
É a porção de carne de porco confitada na própria gordura. Diferentes partes do porco podem ser usadas e a banha enriquece o sabor da receita, que é bastante popular no México.
Ingredientes:
Carne de porco (as partes e a quantidade que desejar)
Cebola picada
Coentro
Suco de limão
Modo de preparo:
Use pedaços gordos e magros da carne. Deixe confitando na própria gordura até que todos os pedaços estejam macios. Dica: Para atingir a maciez, coloque primeiro os pedaços mais duros e mais gordos para confitar; em seguida, os mais macios e mais magros;
Para finalizar, corte todas as partes de maneira bem fina ou desfie e monte um taco ou tortilla com cebola, coentro, muito limão e uma boa salsa.