Onde os chefs comem? Com Ad Yamashina, do Song Qi, em São Paulo
Já se perguntou onde os chefs dos restaurantes mais badalados do mundo comem quando não estão atrás das as? Na nossa coluna, eles abrem o jogo e contam quais seus restaurantes prediletos


Nascido em Recife, em Pernambuco, o chef Ad Yamashina traz a mescla entre as tradições asiáticas e ocidentais ao restaurante chinês Song Qi, no Jardim Paulista, em São Paulo.
Especializado em artes culinárias, ele se apaixonou por gastronomia quando morou no Japão na adolescência. Ao retornar para o Brasil, aos 20 anos, especializou-se em cozinha italiana e trabalhou com o chef Duca Lapenda, do restaurante Pomodoro Café, em Recife.
Depois, decidiu voltar às raízes familiares e se especializar na culinária asiática. Trabalhou no Quina do Futuro, do chef premiado André Saburo, e depois ou cinco anos no ramo de hotelaria, com marcas como Mercure e Radisson.
Vivendo em São Paulo há mais de cinco anos, o chef trabalhou em renomados restaurantes como Kotori, Kazuo e Osso Carnicería y Salumería até criar a casa Song Qi. Para o CNN Viagem&Gastronomia, ele indica seus endereços favoritos de cozinha asiática na capital.
Veja 5 restaurantes asiáticos para conhecer em São Paulo:
Hirá Ramen Izakaya
O Hirá Ramen Izakaya, localizado na rua Fradique Coutinho, em Pinheiros, é a mistura perfeita entre o lado despojado brasileiro e a seriedade japonesa do omotenashi — ou seja, a filosofia de bem servir.
Tudo lá é muito bem pensado e bem executado. No meu caso, eu já zerei o menu da casa — experimentei todos os itens do cardápio — e não canso de pedir as gyozas, karaguee, potato sarad e mazemen. Vale a pena!
Hirá Ramen Izakaya: Rua Fradique Coutinho, 1240 – Pinheiros, São Paulo–SP / Tel.: (11) 3031-3025 / Horário de funcionamento: almoço de segunda a sexta, das 12h às 15h; sábado, domingo e feriados, das 12h às 16h; jantar de sábado a quinta, das 19h às 23h; e sexta, das 19h às 23h30.
Misoya Ramen
Ver essa foto no Instagram
O Misoya Ramen é uma franquia de casa de ramen muito famosa e com mais de 100 casas no Japão — e tantas outras ao redor do mundo. Em 2021, o grupo abriu a primeira loja na América Latina, no bairro Consolação, em São Paulo.
O foco e a especialidade deles são ramens feitos com variedades incríveis de pasta missō de regiões distintas do Japão. Minha pedida favorita sempre é Hokkaido Karamisso ou Chashu-don.
Misoya Ramen: Rua Antônio Carlos, 324, Consolação, São Paulo-SP / Horário de funcionamento: aberto todos os dias, das 11h às 23h
Hayashi Bakery

Com unidades na Vila Clementino e no Tatuapé, o Hayashi Bakery lembra muito os meus lugares favoritos na cidade que morei no Japão.
Apesar da confeitaria japonesa ter muita influência sa, eles conseguiram criar algo que é só deles — e o Hayashi manda muito bem nessa confeitaria yogashi mais despojada.
Melhor choux cream é o deles, fora os katsusando que são todos ótimos e feitos com Shokupan, um pão de leite japonês. Não tem como pedir um só, todas as combinações são ótimas.
Hayashi Bakery: Rua Doutor Diogo de Faria, 822, Vila Clementino, São Paulo-SP/ Tel.: (11) 91568-4293 (WhatsApp) / Horário de funcionamento: todos os dias, das 10h às 19h
Panda Ya!

O Panda Ya! abriu recentemente uma nova casa no Largo da Batata, em Pinheiros, e os chefs Victor Wong e Vivi Fukazawa representam muito bem essa cozinha chinesa descolada.
Os dumplings são incríveis e carregados de sabor — os pratos da casa, no geral, surpreendem pela complexidade. Bifun com amendoim, os gyozas de porco com camarão e a Wafu Caesar salad são sempre os meus pedidos favoritos.
Panda Ya: Rua Fernão Dias, 604 – Pinheiros, São Paulo-SP/ Tel.: (11) 98929-0175/ Horário de funcionamento: de terça a sábado, das 12h às 22h; domingo, das 12h às 17h. Fechado às segundas.
Ikedaya

Localizado em Santana, o Ikedaya é o izakaya mais incrível da zona norte de São Paulo! Quando vou lá, sinto-me transportado ao Japão. A decoração, o menu e a comida te faz viajar em todos os sentidos.
Ir no Ikedaya e não pedir o okonomiyaki, feito com mix de cogumelos, lula e camarão ou frango com bacon, os onigiris e qualquer um dos yakitoris é uma desonra para o clã.
Ikedaya: Rua Alfredo Pujol, 1796, Santana, São Paulo-SP/ Tel.: (11) 3853-1970/ Horário de funcionamento: terça e quarta, das 18h30 às 23h; quinta a sábado, das 18h30 às 00h.