Em sua jornada pela cidade e pela floresta para o CNN Viagem & Gastronomia, Daniela Filomeno teve a oportunidade de se juntar aos mais brilhantes chefs da região e acompanhar de perto o processo - e os ensinamentos - que aplicam nos pratos, todos com ingredientes locais, frescos e tradicionais.

Leia mais

Uma dessas paradas foi no tradicional restaurante Banzeiro, do chef Felipe Schaedler, um dos mais conhecidos de Manaus que acabou desembarcando em São Paulo em 2019. Na cozinha, entre formigas saúvas e cervejas artesanais de puxuri, Daniela preparou uma deliciosa costela de tambaqui ao lado do chef, que é acompanhado de baião de dois, tartar de banana e formiga com espuma de mandioquinha!

A costela de tambaqui, um dos peixes mais consumidos na região, é temperada apenas com sal e azeite e chega à mesa desfiando. O tartar de banana leva somente limão, sal, azeite, açúcar e pimenta de cheiro, que funciona muito bem com a fruta. A formiga saúva tem gosto de capim-limão e combina muito bem com a leve espuma de mandioquinha.

A seguir, confira o o a o da receita - em que as criações são combinadas em um único e agradável prato, com a formiga com espuma de mandioquinha servida ao lado. É o sabor de Manaus diretamente na sua casa!

Formigas saúvas sobre espuma de mandioquinha: iguaria leve e saborosa / Daniela Filomeno
Formigas saúvas sobre espuma de mandioquinha: iguaria leve e saborosa / Daniela Filomeno

Costela de tambaqui

Ingredientes

Modo de preparo

Baião de dois cremoso

Ingredientes

Modo de preparo

Tartar de banana

Ingredientes

Modo de preparo

Formiga com espuma de mandioquinha

Ingredientes

Modo de preparo

*Dica geral: em um belo prato, acomode a costela de tambaqui ao lado do baião de dois e do tartar de banana e finalize com um broto de ervilha por cima. À mesa, ao lado, disponha a formiga com a espuma de mandioquinha na cuia.


Tópicos

AmazôniaCNN Viagem & Gastronomia Amazoniacostela de tambaquiDaniela FilomenoFelipe Schaedler