Como já abordei anteriormente nesta coluna, o vinho é um "universo" historicamente dominado por homens. No entanto, ao longo dos anos, a balança de gênero tem se equilibrado, e, se depender do aumento das confrarias femininas que estão surgindo por todo o Brasil, esse caminho será percorrido ainda mais rapidamente.

Pensando nisso, separei 4 confrarias de vinho exclusivas para mulheres que são realizadas em São Paulo e que compartilham experiências junto às taças.

1 - Gatto pra elas

Ambiente externo Gatto Figa • Divulgação
Ambiente externo Gatto Figa • Divulgação

A “Gatto pra elas” é uma confraria promovida pela Gatto Figa Pizza Bar, em São Paulo. O evento reúne cerca de 20 mulheres duas vezes por mês nas dependências da pizzaria para apresentar novos vinhos, degustar novas uvas e conhecer surpreendentes harmonizações.

Ainda em 2024, a confraria fez uma parceria com a importadora Mistral e apresentou vinhos da família Garces Silva, dona dos famosos vinhos chilenos “Boya” e das taças da cristaleria austríaca, Riedel. A experiência foi liderada pela sócia da casa, Cida Montagner.

Gato Figa: Rua Luís Góis, 1625 - Mirandópolis / Tel.: (11) 5587 1360

Leia mais:

2 - Confraria da Helô 

A confraria da Helô é assinada pela diretora de marketing da importadora Decanter, Heloísa Hermann, uma grande apaixonada pelo mundo do vinho. O momento é destinado para mulheres que estão começando a beber vinho ou àquelas que já são conhecedoras da enologia. 

Segundo a idealizadora, a ideia é desviar dos assuntos técnicos e “densos” e promover um ambiente mais “casual e informal”. 

"Por aqui as mulheres se apresentam, falam um pouco o que fazem, qual a conexão com o vinho. Depois, eu conto um pouco da história do produtor, falo como são feitas as degustações técnicas e aí batemos um papo, trocamos ideias sobre vinhos e outros assuntos em geral, também”, disse Heloísa. 

Os encontros ocorreram nas sedes da importadora em São Paulo, Rio de Janeiro e em Blumenau (SC), mas o objetivo é expandir para demais regiões do Brasil.

Cada confraria possui um tema predefinido. Para participar há cobrança de uma taxa de participação que é convertida em crédito para compras na enoteca. Mais informações podem ser encontradas no Instagram da confrade

Decanter São Paulo: Rua Joaquim Floriano, 838, Itaim / Tel.: (11) 3702-2020

3 - Degustação Literária

Literatura e vinho: dois universos que se complementam. Uma boa história e uma taça memorável criam uma experiência sensorial única, capaz de encantar tanto a mente quanto o paladar. Aliás, grandes poetas e escritores ao redor do mundo costumam celebrar suas obras por meio do “líquido das uvas”.

Em uma roda de conversa regada a ótimos rótulos, a sommelière Luiza Portela organiza a confraria partindo de dois pressupostos: livros clássicos e/ou conceituados e vinhos que podem ser conectados com a história.

A Degustação Literária dá preferência para títulos e rótulos nacionais. Recentemente, três livros da autora Carla Madeira foram os protagonistas dos encontros: “A gente já falou, por exemplo, do ‘Véspera’ que conta a história de dois irmãos, Caim e Abel. Eles são gêmeos, mas completamente diferentes com a mesma mãe - que no meio que dá e para toda esta história. Aí, colocamos para degustar um vinho nacional que se chama Jatobá. Ele vem de um ‘jatobá’ que está entre dois vinhedos da uva syrah. Como a gente sabe, a syrah se comporta de formas diferentes entre os dois lados e eles fizeram um blend das duas produções, uma total conexão com a história debatida”, pontuou Luiza.

A confraria ocorre em Barueri, São Paulo. Quer participar? e o perfil do Instagram.

4 - Degustando com Flávia Maia

A confraria surgiu quando um grupo de amigas decidiu se aprofundar no mundo do vinho e aprender a escolher rótulos de qualidade para compartilhar em diferentes ocasiões, além de, é claro, descobrir as melhores harmonizações.

Os encontros proporcionam uma rica troca de experiências, oportunidades de networking e boa gastronomia.

A sommeliére Flávia Maia é quem tem a chancela dos vinhos degustados e a responsável por, uma vez ao mês, promover o evento em algum restaurante da capital paulista.

Para fazer basta gostar de vinhos, ter mais de 18 anos e se divertir muito! Informações no perfil do Instagram

*Os textos publicados pelos Insiders e Colunistas não refletem, necessariamente, a opinião do CNN Viagem & Gastronomia

Sobre Stêvão Limana

O jornalista Stêvão Limana com taça de vinho na mão
O jornalista Stêvão Limana com taça de vinho na mão

Stêvão Limana é jornalista formado pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), pós-graduado em enologia, postulante a sommelier profissional e maratonista nas horas vagas. Na TV, fala sobre política e eleições, enquanto na internet foca em vinhos e gastronomia.

Vinho chileno é eleito o melhor do mundo em 2024 pela Wine Spectator

Tópicos

Clube de vinhosmulheres vinhosVinhos