Você sabia que lá há uma praça onde foram plantadas árvores dos 5 continentes do mundo? Imaginava também que mais de 300 espécies de animais poderiam ser encontradas pela área? E que o Parque tem um banco vindo do Central Park, presente dado pelo prefeito de Nova York em 2011? Pois é!
Por trás de tantos anos há muitos fatos curiosos que muita gente não sabe, mas agora pode descobrir. Essas e outras histórias são contadas também no "IbiraTour", tour guiado realizado todos os dias no espaço por meio de carrinhos elétricos! Se você não tem planos para visitar o parque, mas quer descobrir o que seus 70 anos carregam, confira agora 7 curiosidades sobre ele!
Leia Mais:
Inaugurado em 21 de agosto de 1954, durante as comemorações do IV Centenário de São Paulo, o projeto do Parque foi concebido pelos arquitetos Oscar Niemeyer, Ulhôa Cavalcanti, Zenon Lotufo, Eduardo Kneese de Mello, Ícaro de Castro Mello, além do paisagista Augusto Teixeira Mendes.
Na época da colonização, o Parque Ibirapuera era uma área alagadiça que abrigava uma aldeia indígena. O nome provém do tupi-guarani Ypy-ra-ouêra, que significa pau podre, por conta das características da região na época.
Muita gente não imagina, mas a famosa Marquise do Parque Ibirapuera, projetada pelo arquiteto Oscar Niemeyer é o ponto de ligação de todos os prédios do parque.
Outra projeção de Niemayer e cartão postal do parque é o Auditório do Ibirapuera. A curiosidade é que ele foi projetado pensando em receber um público em sua área externa justamente para sua arquitetura ser observada. A capacidade é de 15 mil pessoas.
Com mais de 200 anos de existência, a árvore Figueira-Das-Lágrimas é conhecida por ser a mais antiga de São Paulo. A original está localizada no bairro do Sacomã e teria sido conhecida até pelos imperadores D Pedro I e D. Pedro II. Em 2017, o Parque Ibirapuera ganhou um clone seu. Ele fica localizado na Praça da Paz, ponto muito conhecido pelos frequentadores assíduos do parque.
E por falar nela, a Praça da Paz ganhou este nome em homenagem às comemorações relacionadas à paz mundial na década de 60. Na época, para representar a integração entre os povos do planeta, foram plantadas espécies vegetais dos cinco continentes do mundo, que podem ser encontradas por lá até hoje. A praça agora leva também o nome da cantora Rita Lee, que foi frequentadora assídua do parque durante a sua vida, tornando-se, então: Praça da Paz - Rita Lee.
Outra curiosidade sobre o parque: ao longo de seus 1.584.000 m² de área, é possível encontrar mais de 500 espécies de plantas, árvores, arbustos e herbáceas.
Mais de 300 espécies de animais dividem espaço com os milhares de usuários diários do parque. Sua fauna comporta 44 borboletas; 10 peixes; nove répteis (cágados, tigres-d'água e serpentes); um anfíbio; mamíferos (incluindo morcegos e gambá-de-orelha-preta) e cerca de 200 espécies de aves. Entre estas, destacam-se: sabiás; joão-de-barro; canário-da-terra e pintassilgo; bandos de papagaios; maracanãs e periquitos.
É possível observar várias espécies de beija-flores, pica-paus, pombos silvestres e papa-moscas, além de aves migratórias, algumas chegando na primavera e outras no inverno. Um grande atrativo são as aves aquáticas, tais como, as elegantes garças, socos e os graciosos marrecos e mergulhões.
Há um pedacinho do Central Park, emblemático parque de Nova York, no Parque Ibirapuera, mais precisamente perto do portão 6, na chamada "Praça do Porquinho". O ex-prefeito da Big Apple Michael Bloomberg deu um banco do local de presente ao espaço em 2011.
Outra curiosidade do Parque se diz respeito às barracas que vendem alimentos e bebidas, que podem ser encontradas por todo o local. Em levantamento feito em 2023, a istração do Ibirapuera constatou que 80% dos vendedores cadastrados têm 'Maria' no nome e são chefes de família. Por mês, em média, são vendidas 300 toneladas de coco entre todos os quiosques.
O IbiraTour acontece diariamente. O primeiro eio tem início às 8h30 e o último grupo sai às 17h - são feitos de 1h em 1h, com duração de cerca de 20 minutos. Os ingressos custam R$ 15 meia-entrada e podem ser comprados no Portão 4, localizado na Avenida Pedro Álvares Cabral. Mais de 15 mil pessoas já fizeram o eio - sendo 30% delas vindas de fora de São Paulo.