Carnaval de Pernambuco é reconhecido como manifestação cultural por lei
Legislação joga luz a expressões tradicionais das festas do estado e fortalece iniciativas de fomento à cultura regional


O Carnaval de Pernambuco foi reconhecido por meio de lei como uma manifestação da cultura nacional. A legislação foi publicada nesta quinta-feira (22) no Diário Oficial da União.
A lei diz respeito ao Carnaval nas diversas regiões do estado. O reconhecimento joga luz as expressões como o frevo, o maracatu, o caboclinho e outras tradições que fazem do Carnaval pernambucano um espetáculo singular.
Com a promulgação da legislação, a manifestação popular que configura o Carnaval no estado a a ter respaldo legal, fortalecendo iniciativas de preservação e fomento à cultura regional.
Festas pelo estado
O Carnaval é também um vetor turístico e econômico ao estado. Segundo o Ministério do Turismo, a festança atraiu 2,3 milhões de turistas neste ano e gerou uma movimentação econômica de R$ 3,3 bilhões, um aumento de 10% em comparação a 2024.
De acordo com a Secretaria de Turismo e Lazer do Estado, a taxa de ocupação da rede hoteleira foi de 96,16%, enquanto o Aeroporto do Recife registrou a agem de mais de 300 mil ageiros. Os dados ainda apontam que 93,78% dos viajantes pretendem voltar ao Carnaval de Pernambuco.
Uma pesquisa da CNN com dados consolidados do Google Trends concluiu que Pernambuco foi o estado brasileiro que mais pesquisou sobre Carnaval em 2025, deixando para trás Bahia e Rio de Janeiro.
No estado, os carnavais de Recife e Olinda se destacam. Inclusive, ambas as cidades completaram o 488º aniversário neste ano. Nesta matéria você confere mitos e verdades sobre as duas cidades.
Resort no interior de SP abre praia artificial com piscina de ondas