O perfeito encontro da tradição milenar com construções futuristas. Harmonia do bem estar do cidadão, pensado no coletivo. Planejamento e muito trabalho, com colaboração da população. Gastronomia saudável e medicina oriental. Tem como não dar certo?

Asakusa

Um amigo deu uma definição interessante quando estávamos conversando sobre o quanto o Japão era fascinante – e eu não sabia antes de ir: “aquilo se parece como o mundo será em 2047”. E é verdade. Assim, com cara de futuro, mas uma boa dose de realidade, o Japão encanta pela mistura do antigo e moderno, com templos e tradições milenares e arranha-céus futuristas.

Shibuya-Japao

Como planejar e onde visitar? O Japão tem uma infinidade de cidades interessantes e por ser longe o ideal é ficar no mínimo 15 dias. Até porque, Tóquio merece ao menos uma semana inteira, isso se não quiser conhecer a fundo a cultura ou visitar todos os lugares, mesmo assim terá que fazer escolhas e deixar algumas para a próxima vez. Como não tínhamos muito tempo, optei por conhecer melhor Tóquio e Kyoto, a cidade dos templos. Dos 123 milhões de habitantes do Japão, 30 milhões estão na grande Tóquio, dos quais 13 milhões na cidade. É muita gente. Dividimos o tempo com Kyoto, a capital antiga do Japão, mas deixamos para a próxima vez dormir em um ryokan (tradicionais hotéis japoneses), pois estava com minha bebê o que gera algumas limitações. Mas quem puder dormir em um, terá uma boa experiência do que é uma típica casa japonesa.

ryokan

O Japão está localizado a oeste da Ásia, continente que faz parte, no Oceano Pacífico. É um arquipélago formado por quatro ilhas principais: Honshu, Hokkaido, Kyushu e Shikoku; e mais 3 mil pequenas outras ilhas. Por estar no círculo do fogo, sofre com os terremotos e possui mais de cem vulcões ativos. Sua cultura oriental é ocidentalizada. A mistura é intrigante e muito, mas muito interessante: monges com celulares na mão, cerimônia milenares de chá, torres altíssimas com observatórios, santuários entre escritórios e lojas de fast food ao lado dos tradicionais doces de feijão – e tudo em uma harmonia impressionante.

Fuji Japao

A tão sonhada e espetacular florada das cerejeiras acontece durante uma semana, em Tóquio, no mês da primavera (março/abril), quando os hotéis ficam absolutamente lotados de turistas. É anunciada cerca de um mês antes pela Agência de Meteorologia do Japão. A dica é ir em cidades menos movimentadas e aproveitar este espetáculo da natureza.

Quais cidades visitar?

Kinkakuji-Kyoto

Buda-Nara

Nagazaki

Possui o lindo Castelo de Hiroshima, também chamado de castelo das carpas, totalmente reconstruído.

Castelo de Nagazaki

Huis Ten Bosch NAgasaki

Miyajima-Japao

Nikko-Japao

Buda-Kamakura-Japao

Himeji - Japao

O que fazer e ver?

cerimonia do cha

Sumo Japao

Melhor época para visitar?

O que comer? A cozinha japonesa valoriza muito os ingredientes locais e sazonais.

sushi toro uni

A escolha de uma boa guia, que fale português é mandatória, e faz toda a diferença. amos por três até acertar, muitas falavam, mas não compreendiam o que falávamos, era um desespero. A melhor é a pequena e doce Yoko, que mantemos contato até hoje ([email protected]).

Fotos: Daniela Filomeno e Shutterstock

Tópicos

CerejeiraHimejiHiroshimaJapãoKamakamuraKioyoKyotoMiyajimaNagasakiNataNikkoShirakawagoTokyo