Dentre os dez destinos mais buscados para este ano, oito estão no país - seis se localizam no nordeste - e apenas dois são no exterior, Lisboa, em Portugal, e Buenos Aires, na Argentina.
Em relação a buscas por hospedagens para o mesmo período, os dez destinos são nacionais, dentre eles, oito estão no litoral brasileiro, sendo Ubatuba (SP), Rio de Janeiro (RJ) e Bombinhas (SC) as três cidades onde os brasileiros mais procuraram por hospedagens.
Segundo o levantamento do Kayak, São Paulo continua sendo destaque dentre os mais buscados, ficando na primeira posição do ranking para o ano de 2023, seguido por Rio de Janeiro e Recife.
Já o Zarpo, agência online de viagens, realizou uma pesquisa para mapear quais os destinos nacionais e internacionais que as pessoas gostariam de conhecer em 2023, e então o resultado já foi bem diferente, ficando quase empatado entre destinos nacionais (47,9% dos participantes) e destinos internacionais (50,3% dos participantes).
Entre os destinos nacionais, o Zarpo fez uma lista com os Top 10 e os mais mencionados foram: Natal (RN) em primeiro lugar, seguido por Gramado (RS), Maceió (AL), Fernando de Noronha (PE), Fortaleza (CE), Foz do Iguaçu (PR), Jericoacoara (CE), João Pessoa (PB), Maragogi (AL) e Penha (SC).
A pesquisa revelou que foram citadas 59 cidades brasileiras, sendo 26 da região Nordeste, 12 do Sudeste, 10 do Sul e o restante dividido entre as outras regiões.
Já o país com mais citações foi o Estados Unidos, que também teve Orlando, destino turístico famoso especialmente pelos parques temáticos da Disney e Universal Studios, liderando a lista de cidades fora do Brasil citadas na pesquisa.
Destinos americanos representaram 12% das respostas. Depois dos Estados Unidos, os outros países mais citados foram: Portugal, Itália, Chile, Argentina, Espanha, Grécia, México, França e Canadá.
Para o Country Manager do Kayak no Brasil, Gustavo Vedovato, a constatada preferência dos brasileiros por viagens a destinos nacionais em 2023, é uma excelente notícia para o turismo brasileiro.
“A disposição dos brasileiros para conhecerem as cidades brasileiras em 2023 pode estar relacionada com a elevação dos custos para viagens internacionais, principalmente causado pelo preço elevado do combustível e a desvalorização do real frente ao dólar. Por outro lado, esta é uma ótima oportunidade para o mercado brasileiro de turismo, que tem a chance de se preparar para receber os visitantes”, destaca Vedovato.